A Tríade do Empreendedor #1

Como construir uma Marca de sucesso

O empreendedorismo, na maioria das vezes, nasce do sonho de materializar uma ideia e vendê-la ao mundo. A euforia de tirar as ideias do papel pode fazer com que você, empreendedor, deixe de seguir algumas etapas fundamentais para construir uma empresa com mais do que sucesso, com valor.

Acompanhe nossa série especial: A Tríade do Empreendedor – Marca, Tecnologia e Pessoas.

Neste artigo você confere:

  • O que é a Tríade?
  • Construção de Marca
    1. A importância do Naming
    2. O que é Branding?
    3. Posicionamento de Marca

Vamos lá!

A Tríade: Marcas, Tecnologia e Pessoas

Construir uma imagem sólida e de credibilidade no mercado não é tarefa fácil, ainda mais quando a concorrência é tão acirrada. Vários fatores influenciam no processo de compra do consumidor, e é cada vez mais comum ver o fator preço em último lugar. Então, o que fazer para destacar sua empresa? Criar valor.

É importante ter em mente que o consumidor está a procura de uma empresa completa, e isso une a forma como sua marca se apresenta, a tecnologia que dispõe e facilidades que proporciona e, sobretudo, a forma de atender e tratar seus clientes, a medida em que se importa em vender para pessoas.

Na tríade, marca, tecnologia e pessoas, são dependentes entre si, por isso, quando trabalhados de forma certa, podem gerar resultados a longo prazo. Isso não quer dizer que sua empresa não terá resultados satisfatórios em vendas a curto e médio prazo, muito pelo contrário, está relacionado a fatores positivos como: fidelização de clientes, share de mercado, top of mind e solidez.

No quesito tecnologia, é preciso estar atento, pois a cada dia surgem novas ferramentas de gerenciamento de fluxo interno, financeiro e, principalmente, para atendimento e gestão de atuais e futuros clientes. Há um mundo de possibilidades para atrair novos clientes.

Sobre o público-alvo, é possível enxergar de forma clara que a comunicação feita para pessoas e não mais para consumidores, tem gerado resultados consideráveis, prova disso é o Marketing Digital. De forma sintética, as pessoas estão interessadas em empresas que se preocupam em resolver seus problemas. Estão cansadas de ver apenas promoções, querem algo mais. Sua empresa precisa entregar algo a mais.

Veja agora como agregar valor a sua empresa, começando por ela, a sua marca!

Precisamos falar sobre Construção de Marca

Mas, o que é Marca?

“Uma marca é um nome, termo, signo, símbolo ou imagem, ou uma combinação destes, com a qual se pretende identificar os bens ou serviços de um grupo de vendedores e diferenciá-los dos da concorrência.”
Phillip Kotler

O principal objetivo de construir uma marca é ser diferente, ser visto como único. Porém, a construção de uma marca de sucesso vai além dos símbolos e chega ao inconsciente humano, quando associamos de forma automática as cores amarelo e vermelho ao McDonald’s ou quando conseguimos sentir a jovialidade e a diversão apenas ao ver o símbolo da cerveja Heineken.

Confira 3 tópicos essenciais para diferenciar sua empresa das demais.

1 – Naming

Para alguns empreendedores esta é a parte mais fácil, para outros nem tanto. Nomear uma empresa é mais difícil do que se pode imaginar pois o nome é responsável por transmitir o conceito, os objetivos. Todo o seu trabalho está depositado nele.

Existem diversos bons exemplos no mercado, segundo o blog VDB, estes são alguns tipos de nome que você pode escolher para sua empresa:

Descritivo – Define o seu produto ou serviço, inconfundível e fácil de lembrar – Ex: Banco do Brasil;
Nome próprio – Intitula-se a empresa com o nome ou sobrenome – Ex: Disney;
Sigla – Ideal quando se tem sócios ou para abreviar um nome maior – Ex: GM (General Motors).

Lembre-se sempre de que o nome influencia na percepção, na memorização e até na hora de comprar o domínio do seu site corporativo.

2 – Branding

Você já se perguntou como as pessoas veem a sua marca? É natural como empreendedor, ver a sua empresa da forma mais positiva possível, mas, as vezes, os gráficos de vendas podem mostrar que a percepção do consumidor não é da mesma forma.

Branding significa gestão de marca, isto inclui o Naming citado anteriormente, e características como: logotipo, símbolos, ideias, slogan, e tudo que represente a imagem da sua marca perante as pessoas.

O conjunto da obra resulta na pregnância, memorização e rápida associação ao estar em contato com a marca, não importa se é numa rede social, em um outdoor ou em um cartaz. É o branding que constrói marcas como Coca-Cola, Nike e Coco Chanel.

Conquiste as pessoas pelo que sua marca representa e aumente seus gráficos de venda!

3 – Posicionamento de Marca

Chegamos ao último tópico e nele vamos falar sobre algo que gera polêmica: Qual espaço sua empreendimento quer ter na mente do consumidor? Você com certeza dirá que quer ser visto como o melhor no atendimento, que tem os melhores preços ou a melhor localização. Não é errado pensar dessa forma, mas também não há uma diferenciação que seja competitiva.

Um bom exemplo de posicionamento para citar aqui é do famoso SBT. Ao notar que não poderia ser o primeiro em audiência, focou na sua maior qualidade: ser o segundo invicto. E diga-se de passagem, o posicionamento funciona até hoje.

Lembre-se, ocupar o seu lugar no mercado e conseguir construir uma diferenciação clara, pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

E aí, gostou deste artigo? No próximo falaremos sobre o papel da Tecnologia no empreendedorismo. Não perca!

Este artigo foi inspirado em uma das próximas palestras do Capital Empreendedora, do grande Gustavo Zobaran – Head em Inovação Digital. O palestrante já cuidou de clientes como Youse e atualmente da Porto Seguro. Se inscreva em nossa lista de emails e fique por dentro das palestras e novidades do Capital Insights.

Aprenda como fazer seu negócio crescer

18733

Conteúdo por e-mail

Dicas e insights de empreendedorismo para seu negócio crescer rápido e com segurança

17279

Cadastre-se na lista VIP

e receba conteúdo feito pelos maiores empreendedores brasileiros

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *